sexta-feira, 9 de abril de 2010

Uso de Blogs

Num dos blocos colocaram-se questões acerca da frequência de actualização, comentário e consulta dos blogs. Uma análise destas questões mostra como há um envolvimento nas várias esferas, sendo que a consulta de blogs é uma actividade quase diária e em que uma grande parte dos inquiridos actualiza e comenta os blogs diariamente.



Quanto ao número de blogs, mais de 50% dos inquiridos tem 2 ou mais blogs. São assim uma importante forma de obtenção de informação e de troca de opiniões. Contudo, não é possível apreender qual os conteúdos destes tópicos, uma vez que isso só poderia ser averiguado por um estudo de diferente natureza, bem como averiguar que trocas existem entre diferentes quadrantes ideológicos. Pode-se ainda assim perscrutar os diferentes temas a partir de uma das perguntas do inquérito.



Conseguiu-se listar 13 temas abaixo expostos a partir das respostas de cada inquirido. De facto, pode-se conceber os blogs como espaços de expressão simultânea de vários temas, sendo que esses são abordados em um ou mais espaços, apesar de ser a política nacional que domina. Depois destes existem outros temas que se combinam entre si, como sociedade e actualidade e cultura e comunicação. Existem ainda outros temas de intervenção tais como blogs sobre ambiente e política local.

Sendo o debate um dos focos centrais daquilo que é a participação democrática, há que ter em conta que há um claro envolvimento destes agentes na discussão na blogosfera. Contudo, importa também caracterizar outros âmbitos de participação, entendo-se a relação entre participação offline e online.

Sem comentários:

Enviar um comentário