sexta-feira, 9 de abril de 2010

Participação

Uma das questões fulcrais deste trabalho era perceber até que ponto havia uma relação entre blogs e a participação política e cívica através desta ferramenta online, com outras formas de participação ditas convencionais.
Deste modo, o conjunto de questões aí incluídas revela que, face ao panorama nacional de baixa participação política na esfera partidária e associativa, este grupo participa de forma intensa noutros domínios de actividade política e cívica.



Uma organização em dimensões destas práticas, através de procedimentos estatísticos adequados, revela 3 dimensões em que as variáveis se encontram de alguma forma associadas entre si. As três dimensões, enquanto diferentes formas de participação, foram designadas de: partidária, associativa, protesto e novas formas.
Note-se que, por exemplo, existe um grande uso de petições online como forma de participação, o que significa que a internet é um meio que se combina com as outras esferas de actividade.

A partir destas 3 dimensões, e visto haver uma participação que permitia a formação de grupos homogéneos, construiu-se uma tipologia em que surgem 4 tipos de acção política, isto é, formas de actuação em sociedade através da combinação das diferentes dimensões de participação política e cívica. Assim, tem-se 4 tipos de envolvimento: de protesto, associativo e de protesto, associativo-partidário, e cumulativo. Cada uma das quais envolve formas de acção mais especificas.
Acção Política



Assim, a participação dita "convencional" relaciona-se com formas de participação online, o que significa que há uma mobilização por parte dos inquiridos de várias “ferramentas” de participação na sociedade, não se detendo apenas numa única forma de participação política.
Resta agora, após estes dados, estudar uma dimensão de cariz simbólico ideológico nestes agentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário