sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um primeiro ponto importante a tratar é em que condições sociais de vida se desenvolve a prática de opinião e intervenção em blogs. Deste modo, caracterizar-se-ão aqui socialmente os respondentes ao inquérito tendo em conta as seguintes questões: sexo, idade, escolaridade, categoria socioprofissional, região, de modo a que se possa perceber que especificidades sociais estão envolvidas aquando da escrita num blog.



Assim, 80% dos respondentes são homens e 20% mulheres, sendo a distribuição etária lata e abrangente entre os 16 e 70 anos de idade, apesar de uma maior concentração entre os 26 e 45 anos.



Quanto à escolaridade, mais de 90% tem educação superior, enquanto as suas profissões são, essencialmente, profissionais técnicos de enquadramento e profissionais liberais. Trata-se, assim, de uma população com recursos escolares e profissionais elevados, quando comparada com a restante população nacional.
Por fim, quanto à região os respondentes distribuem-se por todo o país, mas com uma maior concentração em dois eixos territoriais: Lisboa-Setúbal e Porto-Braga. Isto é, duas das principais regiões urbanas do litoral do país. Existem ainda indivíduos localizados nas Regiões autónomas. Há também vários bloggers fora do país mas que escrevem sobre o mesmo.

Assim, os bloggers são sobretudo homens, jovens adultos, profissionais técnicos e liberais com escolaridades elevadas, mesmo que em diferentes situações territoriais. Deste modo, escrever em blogs em que a tónica de discussão se centra em assuntos públicos, envolve recursos escolares e profissionais elevados que permitem não só o domínio das novas tecnologias, mas também o uso público da palavra. Tendo em conta isto, analisar-se-á de seguida o uso de blogs e os temas discutidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário