sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conclusão

Importa agora resumir os principais resultados aqui apresentados. Do conjunto de respostas obtidas pode-se traçar um perfil sociográfico relativamente homogéneo, onde dominam profissões em que a escolaridade elevada domina, o que poderá significar que a discussão pública está dependente, em parte, de recursos cognitivos.

Um dos dados interessantes é a participação política intensa destes agentes que, de alguma forma, significa a não existência uma barreira entre a participação offline e online. As diferentes estratégias de participação parecem estar presentes naquilo que se designou de acção política.

Quanto aos diferentes posicionamentos políticos e ideológicos, estes são os indicadores da diversidade destes agentes, e assim, as clivagens existentes, apesar da homogeneidade social existente.

A projecção de ideias está assim associada a diferentes formas de actuação e ideologias políticas, acabando os blogs por serem meios em que se desenvolvem quer projectos de autonomia pessoal, mas também se expõem projectos societais.

Agradecimentos
Por fim, gostaria de agradecer a todos os que responderam ao inquérito e que permitiram que pudesse desenvolver as minhas competências enquanto sociólogo. Este trabalho permitiu-me também o reconhecimento por parte de outros colegas e como tal a possibilidade de publicação e apresentação dos resultados publicamente em congressos – todo esse material será partilhado aqui para quem desejar aprofundar os dados aqui divulgados.

Sem comentários:

Enviar um comentário